segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É melhor não fazer sexo em Marte



A notícia é estranha, ou no mínimo curiosa, mas é ciência, e nós adoramos ciência.
Ir a Lua é possível, já sabemos disso, e pode não demorar tanto pra que missões voltem a levar pessoas, inclusive civis endinheirados, até lá. Já Marte é outra história, principalmente com os cortes de verba da NASA, ainda assim um dia as pessoas conseguirão ir até lá. Mas os cientistas avisam desde já que o planeta não é o ideal para passar a lua de mel (“luas”, no caso do planeta vermelho).
Publicado no “Journal of Cosmology”, o estudo do biofísico Tore Straume, especialista em radiação do Centro de Pesquisa Ames da NASA, aponta os riscos de fazer sexo e engravidar em Marte (e no caminho até ele). O perigo é causado pela radiação espacial.
Diferente das histórias do Quarteto Fantástico, a tal radiação espacial não dá superpoderes, na verdade ela pode causar grandes alterações no DNA, como nos quadrinhos, mas o que acontece são sérias mutações nos genes, levando a filhos com retardo mental, e outras deficiências.
Segundo Straume, o DNA que é responsável pelo desenvolvimento de um embrião fertilizado – e o funcionamento correto de todas as células do corpo – é danificado facilmente pela radiação que pode vir do planeta, ou de explosões solares. Tudo isso também pode fazer com que as mulheres se tornem estéreis.
Esses sintomas foram diagnosticados em cobaias não humanas (ponto infeliz), mas não devem variar para nossa espécie.
Desta forma o planeta cor-da-paixão, não será o local mais indicado para jovens casais. Mas nosso planeta azul se encarrega de oferecer ótimos lugares para isso.

Via Folha

2 comentários:

  1. è a ciência com suas curiosas i intrigantes conclusões que nunca saberemos se é verdade ou não. Mas é a ciência indispensável ao nosso conhecimento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bem curiosa amigo,é melhor nos contentar com nosso planeta,já chega o que temos de doenças e problemas na saúde,imagine um vírus mortal trazido de um mundo desses para o nosso,ia ser o fim,quem garante não tenha um vírus desses lá, e espero que demorem pra descobrir,rs,rs,rs...
    valeuuuu...
    aabçsss!!!

    ResponderExcluir