domingo, 29 de maio de 2011

RAABE - A Meretriz Que Foi Salva Pela Graça





Por:  Pr. Edemar V. Silva
»JOSUÉ [2]
1 De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali.
2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
3 Pelo que o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4 Mas aquela mulher, tomando os dois homens, os escondeu, e disse: é verdade que os homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram;
8 E, antes que os espias se deitassem, ela subiu ao eirado a ter com eles,
9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente.
11 Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra.
14 Então eles lhe responderam: A nossa vida responderá pela vossa, se não denunciardes este nosso negócio; e, quando o Senhor nos entregar esta terra, usaremos para contigo de bondade e de fidelidade.
17 Disseram-lhe os homens: Nós seremos inocentes no tocante a este juramento que nos fizeste jurar.
18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela pela qual nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai.
21 Ao que ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
»JOSUÉ [6]
22 Então disse Josué aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da prostituta, e tirai-a dali com tudo quanto tiver, como lhe prometestes com juramento.
23 Entraram, pois, os mancebos espias, e tiraram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos quantos lhe pertenciam; e, trazendo todos os seus parentes, os puseram fora do arraial de Israel.
24 A cidade, porém, e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, colocaram-nos no tesouro da casa do Senhor.
25 Assim Josué poupou a vida à prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
»ISAÍAS [1]
18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a [escarlata], eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
»MATEUS [1]
5 a Salmom nasceu, de [Raabe], Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;
»HEBREUS [11]
31 Pela fé [Raabe], a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.
»TIAGO[2]
25 E de igual modo não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?

LIÇÕES:-
1. Foi salva pela Graça divina -
Raabe era então mulher moralmente depravada, que jamais pensaríamos ser capaz de obter tão grande vitória, mediante a fé. Mostra-nos a sua história que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre da fé. Deus guiou os espias até a sua casa porque tinha um propósito para com aquela mulher... Ela fazia parte dos planos divinos, foi escolhida e salva pela Graça!
2. Produziu obra - mas também foi salva devido a sua HOSPITALIDADE - (=obras) - Tiago afirma: "E de igual modo
não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? " - Tiago 2:25 A recepção dada por Raabe aos Espias foi amigável; e ela os ajudou no seu propósito. Ela agiu de conformidade com a sua fé, creu que Deus estava a favor de Israel, pelo que ela não poderia mesmo deixar de prestar a sua ajuda.
3. Teve Fé! Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu Com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias. (Ver esse relato em Josu. 6:22-25).
Raabe obteve tão grande vitória, mediante a fé. O milagre por ela alcançado foi o milagre da fé. Foi devido a sua fé que ela hospedou os Espias, correu todos os riscos, e deu a sua parcela de contribuição para a conquista da Terra de Canaã. Tiago reuniu Abraão e Raabe juntamente (ver Tiago: 2:21-25), e isso foi algo espantoso.
3. Creu na soberania de Deus: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra" - Js 2:8
4. Creu que Deus opera maravilhas: "Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito" Js 2:10 - Ela demonstra crer no que diz!
5. Creu que o Deus de Israel é o Deus Todo Poderoso: "porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra" - Js 2:11
6. Creu na misericórdia divina, e pediu misericórdia para si e para toda a sua família! "12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro, de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas." - Js 2:12-13 - - Ela recebeu o que pediu!
7. Mudou de vida! - Quebrou a maldição de prostituição na sua vida, se tornou esposa de Salmom, mãe de Boaz, um ancestral de Davi, que evidentemente pertencia à árvore genealógica de nosso Senhor. (Ver Mat. 1:5): "a Salmom nasceu, de [Raabe], Booz".
8. PERMANECEU na fé, confiando na promessa de livramento, aguardou o livramento - "e ela atou o cordão de escarlata à janela" - Js 2:21.
NOTA:
Escarlata, ou "escarlate" = vermelho carmesim, vermelho forte.
Na Bíblia esta cor é associada ao pecado e à prostituição - também aqui fora no mundo.
(ver Apoc 17:3-4: "Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de [escarlata], que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e de [escarlata], e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; ") -- A Babilônia do Apocalipse, símbolo do pecado, estava vestida de "escarlata": "dizendo: Ai! ai da grande cidade, da que estava vestida de linho fino, de púrpura, de [escarlata], e adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas! porque numa só hora foram assoladas tantas riquezas." - apoc 18:16.
É por isto que o Senhor diz em ISAÍAS 1:18:
"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a [escarlata], eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário